“O Programa Benchmarking Brasil tem contribuído expressivamente para a melhoria contínua da gestão socioambiental corporativa, notadamente por conferir credibilidade, transparência e imparcialidade a todo o processo de reconhecimento das práticas que de fato tem potencial de serem replicadas em toda a sociedade brasileira.” – Fabricio Soler
Fabricio Soler possui graduação em Direito (2003), especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2004), pós-graduação em Gestão Ambiental e Negócios do Setor Energético pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (2007), MBA Executivo em Infraestrutura pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (2010), Mestre em Direito Ambiental pela PUC (2014). Profissional especializado em Direito dos Resíduos, Direito Ambiental, Direito da Infraestrutura e Direito de Energia.
Notória atuação com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Lei de Saneamento Básico, acordos setoriais, termos de compromisso, sistemas de logística reversa, economia circular, responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida, sistema de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e tecnologias de destinação e disposição final ambientalmente adequadas, concessões e PPP.
Coordenador do curso Gestão e Direito dos Resíduos da Trevisan Escola de Negócios e professor da pós-graduação em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade da PUC-SP.
Desde 2010 é indicado por prestigiosas publicações internacionais (Chambers and Partners, Leaders League, Latin Lawyer, The Legal 500 e Whos Who Legal), plataforma Roundlaw, e nacional (Revista Análise Advocacia) como advogado admirado na área de Direito Ambiental.
Consultor da ONU/UNIDO, da Confederação Nacional das Indústrias e do Banco Mundial para estudos em resíduos sólidos. Coautor do livro Gestão de Resíduos Sólidos, o que diz a lei e organizador do Código dos Resíduos.
Saiba mais: